Em destaque

Plenário Distrital de Sindicatos marcou Natal com presentes reivindicativos

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga (USB/CGTP-IN) realizou, na passada sexta-feira, dia 16 de Dezembro, um Plenário de Sindicatos que contou com a presença de dezenas de representantes de vários sectores de todo o distrito. No final da reunião, que, entre outros temas, salientou a importância de reforçar a luta nas empresas e locais de trabalho por melhores condições laborais e salariais, os vários dirigentes sindicais deslocaram-se em desfile até ao centro da cidade de Braga, onde deixaram vários presentes reivindicativos junto a uma árvore de Natal improvisada.








Reunidos desde manhã até meio da tarde, cerca de quarenta dirigentes sindicais de vários sindicatos do distrito de Braga debateram a situação política nacional, as recentes reconquistas relativas a direitos e rendimentos dos trabalhadores, com especial enfoque para a acção reivindicativa da CGTP-IN e a contratação colectiva.

Vários foram também os testemunhos de cada sector, relativamente tanto à situação dos seus trabalhadores como ainda, em alguns casos, a atropelos, em algumas empresas, a direitos sindicais. Esta troca de experiências foi deixando clara a prioridade de, em cada sindicato, a acção reivindicativa ir mais longe, sindicalizando mais trabalhadores por forma a reforçar o papel e força do movimento sindical unitário bem como permitir que mais trabalhadores possam estar protegidos nos seus direitos.

SITE-Norte; Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte; Sindicato do Calçado do Minho e Trás-os-Montes; Sindicato da Hotelaria do Norte, CESP; STAL; Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomuniações; Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes; Sindicato da Construção Civil e Sindicato dos Enfermeiros Portugueses foram os sindicatos que fizeram questão de deixar as suas experiências, avaliações e expectativas no plenário que marcou parte do dia. 

Participaram também no plenário João Torres, membro da executiva nacional da CGTP-IN e do departamento de Acção Reivindicativa e Contratação Colectiva que realçou a importância de dar grande destaque à campanha contra a precariedade, a decorrer em todo o país, bem como a petição pela contratação colectiva, a ser entregue na Assembleia da República a 12 de Janeiro no final do Plenário Nacional de Sindicatos, em Lisboa.

Joaquim Daniel, coordenador da USB/CGTP-IN, lembrou ainda a necessidade de revogar as normas gravosas da legislação laboral, como as que permitem a caducidade das convenções colectivas de traballho. De fora das exigências que foram sendo acompanhadas nas várias intervenções durante o plenário não ficou a melhoria das condições de trabalho, com a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais para todos os trabalhadores, ou o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600€ já no início de 2017 e aumentos salariais justos para os outros escalões profissionais.

Estas foram, de resto, algumas das mensagens deixadas nas prendas colocadas na Avenida Central, numa acção que levou representantes de cada sindicato a explicarem as suas escolhas para colocar na árvore de Natal. Enquanto algumas acompanhavam o sentido das exigências de direitos laborais e salariais, outras - como as do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios - deixam à vista de todos as medidas que têm vindo a deteriorar a vida dos trabalhadores dos CTT, bem como o serviço prestado às populações, com o aviso de que "mais prendas destas, não!", direccionadas, como as outras, ao patronato e ao Governo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Semear Abril

Semear Abril
Concurso de Desenho

Sindicaliza-te

Pesquisar Assunto

SEGURANÇA SAÚDE TRABALHO

IGUALDADE


4ª edição Guia

XV Congresso CGTP-IN

PLENÁRIO DISTRITAL

8ªCONFERÊNCIA INTER-REFORMADOS

CGTP-IN

Acção e Luta

STOP TTIP

Manifesto Defesa Cultura

Eugénio Rosa

Visitantes (desde Julho 2013)