Em destaque

Nem só de festa vivem os trabalhadores da BOSCH

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Em resposta à notícia veiculada para a comunicação do social pela BOSCH de Braga sobre a antecipação do pagamento dos salários do mês de Junho do dia 25 para dia 23, no último dia útil antes do dia normal de pagamento e no dia que antecede o feriado municipal de São João, a delegação de Braga do SITE-Norte reagiu em comunicado sublinhando que a empresa decidiu fazer notícia deste facto mas que os trabalhadores não esquecem a atitude da empresa no ano passado, altura em que pagou no dia 25 respondendo aos trabalhadores que ia muito bem a tempo.
Refere ainda o sindicato que a tradição de mais de 20 anos de pagar no dia 23 que a empresa embandeira não impediu a empresa de retirar o gozo do feriado de Carnaval que também era gozado há mais de 20 anos.

Extracto do comunicado do SITE-Norte:
Diz a empresa que “os sorrisos dos trabalhadores da BOSCH, em Braga, são mais rasgados quando chega o mês de Junho”, temos a certeza que serão ainda mais rasgados quando recebem o subsídio de férias ou de natal a que têm direito por lei.
No entanto, esses sorrisos que a administração diz ver por esta altura, com certeza não os viu, aquando das várias lutas, protesto e greves, em defesa do caderno reivindicativo, fosse ele o de 2015 ou de 2016. Quando os trabalhadores por diversas vezes se manifestaram à porta da empresa em greve, por aumentos salariais dignos, pela redução da carreira que sem fundamento é de nove anos e seis meses, ou contra a discriminação salarial ou ainda contra a precariedade na empresa.
Diz ainda a empresa que “a tradição de pagar no dia 23 tem mais de 20 anos”, pois mais de 20 anos, tem o direito ao gozo do Carnaval e isso não impediu a empresa de o retirar aos trabalhadores.
O pagamento antecipado do salário pode de facto facilitar alguma margem para o gozo do feriado, não é no entanto regalia, é apenas o pagamento do salário de quem o trabalhou durante o mês.
É portanto um facto que a BOSCH faz regime excepcional antecipando o pagamento dos salários do mês de Junho, que por coincidência, este ano é precisamente no último dia útil antes do dia 25.

Fonte: Delegação de Braga do SITE-Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Semear Abril

Semear Abril
Concurso de Desenho

Sindicaliza-te

Pesquisar Assunto

SEGURANÇA SAÚDE TRABALHO

IGUALDADE


4ª edição Guia

XV Congresso CGTP-IN

PLENÁRIO DISTRITAL

8ªCONFERÊNCIA INTER-REFORMADOS

CGTP-IN

Acção e Luta

STOP TTIP

Manifesto Defesa Cultura

Eugénio Rosa

Visitantes (desde Julho 2013)