Em destaque

Trabalhadoras das escolas de Guimarães marcam greve

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

As trabalhadoras das escolas do primeiro ciclo do município de Guimarães marcaram uma greve para dia 17 de Maço. Reunidas em plenário, na delegação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte no passado dia 10, estas trabalhadoras analisaram a sua situação e decidiram lutar se não virem os seus problemas resolvidos até à data anunciada para a acção de luta.


A greve de dia 17 contará com uma concentração junto à Câmara Municipal, onde as trabalhadoras se dirigiram também no final do plenário da semana passada, onde decidiram dizer basta às condições de vida e trabalho a que são sujeitas, o que resultou numa reunião com a vereadora do pelouro marcada já para hoje, para serem ouvidas.

Das 130 trabalhadoras de 60 cantinas, apenas quatro são efectivas, sendo as demais contratadas a termo certo pela Uniself, que é a empresa concessionária do serviço de refeições do município de Guimarães, ou por empresas de trabalho temporário. 

Estas trabalhadoras são contratadas todos os anos em Setembro, para serem despedidas em Junho ou Julho do ano seguinte, vivendo desta insegurança, ano após ano, algumas há dezassete e dezoito anos consecutivos. 

Para além desta precariedade brutal, a Uniself está obrigada a classificar as 60 cozinheiras existentes como cozinheiras de 2.ª, por força da contratação colectiva, mas apenas uma está devidamente classificada. Também a maioria das empregadas de refeitório deviam estar classificadas como preparadoras de cozinha. 

Para além da precariedade que vivem, os salários são muito baixos, não sofrendo actualização desde 2010 e o caderno de encargos celebrado com o município não é respeitado. Resultado da falta de pessoal, os problemas agravam-se com os ritmos de trabalho muito intensos. Por todos estes motivos, as trabalhadoras das cantinas das escolas do primeiro ciclo de Guimarães decidiram avançar para a luta, exigindo condições dignas de trabalho para que possam continuar a cumprir o seu importante papel nas escolas do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sindicaliza-te

Regulamento do concurso

Pesquisar Assunto

SEGURANÇA SAÚDE TRABALHO

IGUALDADE


4ª edição Guia

XIV Congresso CGTP-IN

PLENÁRIO DISTRITAL

8ªCONFERÊNCIA INTER-REFORMADOS

CGTP-IN

Acção e Luta

STOP TTIP

Manifesto Defesa Cultura

Eugénio Rosa

Visitantes (desde Julho 2013)