Em destaque

USB apresenta programa das comemorações do 25 de Abril em Braga

sexta-feira, 21 de abril de 2017

A União dos Sindicatos do Distrito de Braga da CGTP-IN (USB/CGTP-IN) apresentou, ontem de manhã, o programa das Comemorações dos 43 anos do 25 de Abril em Braga. A Comissão Promotora das Comemorações, representada na sede da USB/CGTP-IN ainda pela Associação Portuguesa de Deficientes (APD), apelou à mobilização e participação na próxima terça-feira.


O programa começa logo de manhã, a partir das 10h00, na Avenida Central, com actividades da APD (um jogo de basquete e snagolfe), e toma contornos mais reivindicativos na parte da tarde, a partir das 15h00. Após um momento musical com a banda "Progeto Aparte", realiza-se, como de costume, um desfile pelas ruas da cidade e um momento de intervenções político-sindicais, no final da manifestação.

Joaquim Daniel, coordenador da USB/CGTP-IN, sublinha que estas comemorações assumem também o papel de aproximar e incentivar a população a participar na democracia, para além de assinalarem a data da Revolução dos Cravos. De parte não fica a luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais solidária, bem como as várias lutas e reivindicações dos trabalhadores.

Comemorar Abril é comemorar também a luta dos trabalhadores, como algumas das mais recentes conquistas, desde o aumento do Salário Mínimo Nacional, a recuperação dos feriados roubados à reposição das 35 horas na administração pública.

As Comemorações do 25 de Abril serão também, assim, palco para as aspirações e justas reivindicações de quem trabalha, como a luta para por termo à precariedade, onde a cada posto de trabalho permanente corresponda a um trabalhador com vínculo efectivo; pelo direito à contratação colectiva, que consagra e garante direitos individuais e colectivos, pela revogação das normas gravosas da legislação laboral e pelo princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.

O direito a conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar, contra a desregulação do horário de trabalho e pela redução para as 35 horas para todos os trabalhadores; contra a degradação, concessão e privatização de serviços públicos; pelo reforço do Serviço Nacional de Saúde; por uma Escola Pública, de qualidade e inclusiva e por uma Segurança Social pública, universal e solidária.








Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sindicaliza-te

Regulamento do concurso

Pesquisar Assunto

SEGURANÇA SAÚDE TRABALHO

IGUALDADE


4ª edição Guia

XIV Congresso CGTP-IN

PLENÁRIO DISTRITAL

8ªCONFERÊNCIA INTER-REFORMADOS

CGTP-IN

Acção e Luta

STOP TTIP

Manifesto Defesa Cultura

Eugénio Rosa

Visitantes (desde Julho 2013)