Em destaque

Greve no Lidl atinge os 70% em Ribeirão, Famalicão

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Os trabalhadores do LIDL aderiram hoje em força à greve convocada pelo sindicato do sector, o CESP (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal). A adesão atingiu os 70% em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga.




Foram vários os trabalhadores que se concentraram esta manhã em frente às instalações do Entreposto LIDL, em Ribeirão, reivindicando um aumento dos salários para todos os trabalhadores desta empresa e o fim da pressão e do assédio sobre os trabalhadores.


São ainda objectivos desta greve, que abrange todo o território nacional, a compensação a todos os trabalhadores pela retirada do período de pausa diária, bem como o restabelecimento do direito adquirido, entre 2012 e 2016, de 15 minutos de descanso compensatório por cada hora de trabalho suplementar, em dia normal e em dia de descanso semanal complementar e o fim das "horas negativas", com a sua colocação a zero e o pagamento das "horas positivas" como trabalho suplementar.

Os trabalhadores do LIDL exigem ainda a passagem a horário completo de todos os contratados a tempo parcial que exercem funções em locais de trabalho com necessidade de reforço do quadro de pessoal e a passagem a efectivos do LIDL dos trabalhadores das empresas de trabalho temporário.

De fora não ficaram ainda os objectivos de fazer honrar os compromissos assumidos pela administração do LIDL nas negociações com o CESP e a negociação do Contrato Colectivo de Trabalho para as empresas de Grande Distribuição. 

A Coordenadora da delegação de Braga do CESP, Ana Paula Rodrigues, bem como outros dirigentes de delegados sindicais, estiveram presentes no protesto, bem como o Coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Braga da CGTP-IN, Joaquim Daniel, e outros dirigentes da USB, que prestaram a sua solidariedade para com a luta daqueles trabalhadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sindicaliza-te

Regulamento do concurso

Pesquisar Assunto

SEGURANÇA SAÚDE TRABALHO

IGUALDADE


4ª edição Guia

XIV Congresso CGTP-IN

PLENÁRIO DISTRITAL

8ªCONFERÊNCIA INTER-REFORMADOS

CGTP-IN

Acção e Luta

STOP TTIP

Manifesto Defesa Cultura

Eugénio Rosa

Visitantes (desde Julho 2013)