A União dos Sindicatos do Distrito de Braga (USB) da CGTP-IN marcou presença, no passado sábado, na iniciativa de solidariedade com a trabalhadora corticeira Cristina Tavares, em Lourosa. A acção contou com a presença de vários dirigentes e delegados sindicais dos mais variados sectores e também com o Secretário-Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.
A acção foi convocada pelo Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, no seguimento do Cordão Humano Solidário realizado em Janeiro. A trabalhadora Cristina Tavares, despedida pela segunda vez, ilegitimamente, pela empresa Fernando Couto - Cortiças.
Após um primeiro despedimento ilegal e práticas de assédio moral e perseguição à trabalhadora, foi desencadeado um processo de luta e de apoio a Cristina Tavares que teve grande eco público, inclusivamente com uma cobertura mediática intensa, para além da acção interposta em tribunal pela trabalhadora. A empresa corticeira foi multada.
Cristina Tavares foi, agora, de novo despedida de forma ilegítima, o que constitui uma inaceitável violação dos direitos humanos, laborais e constitucionais, que tem que ser combatida e derrotada tanto no plano jurídico, como nas ruas.
Desta forma, ficou agendada nova iniciativa de solidariedade para o próximo dia 23, sábado, em local a definir. O Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte volta a apelar à participação solidária do MSU e de todos os trabalhadores para mais acção que, para além de demonstrar a profunda solidariedade de todo o movimento sindical para com esta trabalhadora, marca também a luta pelo direito ao trabalho com direitos para todos os trabalhadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário