No passado dia 9 de Abril, inserido nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, a União dos Sindicatos do Distrito de Braga promoveu o lançamento do livro "Reforma Agrária – A Revolução no Alentejo" de José Soeiro, apresentado por Agostinho Lopes ex-deputado eleito pelo círculo de Braga.
O livro apresentado permitiu aos presentes ter a noção do que foi reforma agrária desmistificando o que muito é dito sobre a mesma.
A reforma agrária permitiu que os trabalhadores respondessem às suas necessidades e às do País produzindo alimentos que faziam falta, ou que se tinha de importar, porque os latifundiários mantinham as terras inativas ou subaproveitadas, tendo contribuído para que a terra cumprisse o seu objetivo primeiro que é produzir.
Os trabalhadores tomaram as terras não para si mas para a modernizar, mecanizar, usando sementes selecionadas, triplicando em alguns casos a produção, produzindo e desta forma reduzindo necessidades de importação, diminuindo a dependência do País do estrangeiro e evitando desta forma o seu endividamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário