Em destaque

Conferência de Imprensa | 12-06-2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013


A situação económica e social do País agrava-se todos os dias e todos os dias o País dá um passo para o seu afundamento. 

Nunca depois do 25 de Abril, Portugal e o Povo Português viveram um tempo assim, com a Constituição da República violada e maltrata; com o espezinhamento de direitos humanos atirando a imensa maioria dos trabalhadores e do Povo Português para o desemprego, a exploração sem limites, o empobrecimento, a miséria a fome. 

As causas do drama radicam, como a CGTP-IN tem insistentemente sublinhado, na política de direita, praticada pelos Governos PS, PSD e CDS ao longo dos anos, agravada desde há dois anos pela brutal entrada em cena da Troica ocupante com a sua devastadora “austeridade” servilmente aplicada pelo Governo Passos Coelho/Paulo Portas. 

As consequências de tal política, têm vindo a reflectir-se de forma particularmente grave no mundo laboral na generalidade dos subsectores da indústria e terciário, designadamente no Distrito de Braga, onde têm sido liquidados milhares de postos de trabalho, nomeadamente, nos sectores Têxtil Vestuário e Calçado, na Metalurgia e Metalomecânica, no Material Eléctrico e Electrónico, na Construção Civil, nos Transportes, na Hotelaria e no Comércio e Serviços. 

Os trabalhadores destes sectores, têm sido profundamente castigados pela política do Governo, nomeadamente nas alterações à legislação laboral, designadamente com a implementação do banco de horas, com embaratecimento e facilitação dos despedimentos, com a redução do valor pago pelo trabalho suplementar, com o roubo dos feriados, com o boicote e bloqueamento da contratação colectiva e ainda com a precariedade cada vez mais facilitada. 

Para além disso, os Governos – primeiro o PS e agora o PSD/CDS insistem em violar o acordo de concertação social que previa o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600 euros, contribuindo para o empobrecimento de centenas de milhares de trabalhadores que vêem o custo de vida a aumentar e para que o patronato encontre aí desculpa para não aumentar os salários. 

Uma política de desastre que leva o país à ruína, à recessão económica e ao retrocesso social, que atinge de forma particular os trabalhadores por conta de outrem, os reformados, os pensionistas, os jovens. 

Uma política que tem que ser interrompida quanto antes, pois o povo e o país não aguentam mais. Para isso a demissão do Governo e a convocação de eleições, com a devolução da palavra ao povo, são já questões essenciais.

Os Sindicatos do sector privado, no Distrito de Braga, manifestam por isso o seu apoio e empenhamento para o êxito da Greve Geral do dia 27 de Junho, bem como com os seus objectivos: 

Governo Rua - Mudar de Política – Portugal Tem Futuro. 
Emprego – Salários – Direitos - Contratação Colectiva – Segurança Social - Serviços públicos. 

Os Sindicatos do sector privado saúdam todos os trabalhadores em luta em defesa dos postos de trabalho, pelo aumento dos salários e remunerações, contra a precariedade e em defesa dos direitos. 

Os Sindicatos apelam aos trabalhadores do sector privado para que intensifiquem as acções reivindicativas os locais de trabalho em torno de questões específicas e para que participem massivamente na Greve Geral de 27 de Junho, por melhores salários, pelo emprego com direitos, contra a precariedade, por horários de trabalho dignos, em defesa dos direito à saúde e à segurança social. 

Por uma vida digna e por um Portugal com futuro. 

Os Sindicatos 

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Sindicaliza-te

Regulamento do concurso

Pesquisar Assunto

SEGURANÇA SAÚDE TRABALHO

IGUALDADE


4ª edição Guia

XIV Congresso CGTP-IN

PLENÁRIO DISTRITAL

8ªCONFERÊNCIA INTER-REFORMADOS

CGTP-IN

Acção e Luta

STOP TTIP

Manifesto Defesa Cultura

Eugénio Rosa

Visitantes (desde Julho 2013)